Para ter seu “próprio negócio”, não basta a vontade de “ser patrão”. Há necessidade de comprometimento, transpiração, e muito, muito planejamento.
O sonho de grande parte dos trabalhadores brasileiros é montar sua própria empresa e, automaticamente, deixar de lado as regras, horários e a subordinação de ter que trabalhar para os outros. Sem dúvida, os micro e pequenos empreendedores são extremamente importantes para o desenvolvimento do País, afinal movimentam, e muito, o mercado brasileiro, gerando cada vez mais emprego e renda.
Essas novas organizações são extremamente bem vidas nesse atual cenário de crescimento econômico, uma vez que além da geração de emprego, promovem a concorrência, fazendo com que as outras empresas melhorem seus produtos e serviços e proporcionam novas tecnologias. Mas, o que as pessoas que pensam em abrir um novo negócio devem fazer? Como devem proceder?
É imprescindível salientar que montar uma empresa não é uma tarefa fácil. Muito pelo contrário: pode ser muito tortuoso, se você não tiver conhecimento e maturidade o suficiente. Por isso, é altamente recomendável fazer um planejamento empresarial, antes de tomar qualquer atitude. O planejamento é fator fundamental para definir se uma empresa se destacará ou não no mercado, se será mais uma ou irá à falência em pouco tempo. Ou seja: o planejamento empresarial definirá se o seu negócio fará parte do índice das empresas que sobrevivem e ultrapassam os dois primeiros anos de funcionamento.
Um bom planejamento detalha o cenário de atuação e permite que o empreendedor conheça de perto quem são e o que exatamente fazem seus concorrentes; o perfil dos clientes; o custo da empresa; a tecnologia e mão de obra necessária; os fornecedores; entre outros detalhes. Todas as atividades empresariais, assim como as pessoas e tudo na vida, têm seus prós e contras, lados bons e ruins.
Por exemplo: quem pensa em abrir uma sorveteria, deve ter em mente que as vendas cairão bastante nos dias frios e nos meses de inverno. Por isso, é importante se planejar e conhecer seu universo de atuação.
Planejar sua empresa exige tempo e dedicação. De acordo com uma pesquisa feita pelo Sebrae, em 2010, 27% das empresas fecham as portas no primeiro ano de funcionamento. O número é bem alto e, na maioria dos casos, as organizações encerram suas atividades porque os empreendedores não seguem os aspectos básicos do planejamento empresarial.
Para ajudar no seu planejamento, elencamos algumas perguntas as quais devem ser respondidas francamente:
- Existe um mercado para seu produto ou serviço?
- Qual é o perfil de meus clientes?
- Você tem capital suficiente para abrir uma empresa?
- Você conhece a linguagem dos negócios?
- Quanto do meu produto ou serviço eu terei que vender todos os dias para cobrir meus custos?
- Quanto terei que trabalhar para gerar lucros?
- Quanto vou ter que desembolsar para angariar clientes?
O planejamento empresarial é a peça-chave de todo e qualquer negócio. É ele que vai determinar as direções de sua empresa e definirá a vida ou a morte, a sobrevivência ou a falência do seu negócio, não transformando seu sonho em um terrível pesadelo.
Fonte: Assessoria de Comunicação do IBPT