Negócios Digitais    |    LGPD     |    Negócios Convencionais

AFO Advogados

prevenção
Como inspiração para este artigo, trago à baila um case recentemente vivenciado pelo escritório:
Fomos procurados por uma  importante construtora da região que estava sofrendo dezenas de “Ações de Nunciação de Obra Nova” ou, trazendo para a linguagem cotidiana: pedidos de embargos das obras e ainda indenização por danos materiais e morais, o que somava  alguns milhões de reais.
Passamos então a fazer um diagnóstico de cada uma das ações propostas e vimos que os reais motivos eram a falta de atenção, o mau atendimento, e a negligência no relacionamento com os vizinhos.
A empresa que realizava um laudo prévio para iniciar as obras, entregava equipamentos de proteção e segurança do trabalho para a equipe, treinava os mestres de obra era a mesma que “esquecia” que os vizinhos teriam papel fundamental na continuidade das suas atividades.
Depois de entendermos esta relação, em reunião com os gestores da empresa sugerimos algumas atitudes que poderiam minimizar os impactos sofridos pelos vizinhos, tais como:
Antes de iniciar um empreendimento, garantir que os vizinhos serão visitados por alguém da empresa que se colocará a disposição para ouvi-los para quaisquer esclarecimentos, disponibilizar linhas de comunicação com estes vizinhos, seja através de email, ou telefone. Alinhar as expectativas: tornar claro que se houver algum prejuízo, este será avaliado e imediatamente sanado, dentre outras sugestões.
O que fizemos neste caso foi nos colocar no lugar dos vizinhos e simular ações que nos deixariam mais tranquilos ao recebermos a notícia de que um empreendimento passaria a ser construído “ao lado de casa”.
Este exercício, porém, somente foi possível porque quando se está diretamente envolvido com o business do cliente é possível sugerir soluções e minimizar riscos da sua operação.
A redução de ações judiciais sofridas pela empresa foi sensivelmente percebida, o que se pode traduzir em milhares de reais que permaneceram nos cofres da companhia.
Atualmente atendimento não faz mais parte da operação, passou a ser fator estratégico para qualquer empresa, de qualquer segmento.

0 resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

KALINA KATHYLIN DA SILVA SANTOS

Advogada especializada em relações empresariais no mercado digital;
Suporte ao atendimento Wendell Carvalho e Karina Peloi.

STÉFANY MAGALHÃES NASCIMENTO

Advogada pós-graduanda em Direito Digital e Complaice, especializada em relações empresariais no mercado digital. 

Dra. Luciana Almeida

Advogada pós-graduada em Gestão de Negócios, especialista em Lei Geral de Proteção de Dados, Legal Designer, especializada em relações empresariais no mercado digital.

Viviane Lopes Coelho

Graduada, Controller Jurídico, especializada em relações empresariais no mercado digital.

DRA MARIA CLARA MACEDO DE OLIVEIRA VELOSO

Advogada pós graduanda em Direito Civil, especializada em relações empresariais no mercado digital.

Dra. Maria Eduarda Azevedo Machado

Advogada pós-graduanda em direito empresarial, especializada em relações empresariais no mercado digital. 

Dr. Leandro Sena Braga Lima

Advogado especializado em relações empresariais. 

Dra. Laís Figueira Loureiro Moreira Gamaro

Advogada pós-graduada em Direito Tributário e em Direito e Negócios da Infraestrutura, especializada em relações empresariais no mercado digital.

Dra. Amanda Luiza Tripicchio dos Santos

Advogada com MBA em Direito do Trabalho e Previdenciário, pós-graduada em Direito Previdenciário, pós-graduanda em Direito Civil e Processo Civil, especializada em relações empresariais no mercado digital.

Ligia Maura Dechechi de Oliveira

Graduada, responsável por novos negócios, especializada em relações empresariais no mercado digital.

Dr. GUILHERME GUAZZELI ARNOSTTI

Advogado especializado em relações empresariais.

Dra. Juliane Mattos Grana de Campos

Advogada pós-graduada em Processo Civil, pós-graduanda em Direito Civil e Processo Civil, especializada em relações empresariais.

Dra. Carla Cecília Russomano Fagundes

Advogada Sênior pós-graduada em Direito e relações do trabalho, especializada em relações empresariais no mercado digital. 

DRA. FLÁVIA MARIA
DECHECHI DE OLIVEIRA

Advogada, pós-graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, com MBA em Gestão Estratégica de Serviços pela mesma instituição. Sócia fundadora da AFO Advogados, desenvolvendo inúmeros projetos para formatação do departamento jurídico de empresas, do mercado tradicional e no mercado digital, o que significou a economia de milhões de reais para centenas de empresários e gestores. Criadora do curso Advogando no Digital, responsável pela formação de centenas de advogados que pretendem atender o nicho. É palestrante e desenvolvedora de conteúdo sobre temas relevantes do direito e empreendedorismo.