Como inspiração para este artigo, trago à baila um case recentemente vivenciado pelo escritório:
Fomos procurados por uma importante construtora da região que estava sofrendo dezenas de “Ações de Nunciação de Obra Nova” ou, trazendo para a linguagem cotidiana: pedidos de embargos das obras e ainda indenização por danos materiais e morais, o que somava alguns milhões de reais.
Passamos então a fazer um diagnóstico de cada uma das ações propostas e vimos que os reais motivos eram a falta de atenção, o mau atendimento, e a negligência no relacionamento com os vizinhos.
A empresa que realizava um laudo prévio para iniciar as obras, entregava equipamentos de proteção e segurança do trabalho para a equipe, treinava os mestres de obra era a mesma que “esquecia” que os vizinhos teriam papel fundamental na continuidade das suas atividades.
Depois de entendermos esta relação, em reunião com os gestores da empresa sugerimos algumas atitudes que poderiam minimizar os impactos sofridos pelos vizinhos, tais como:
Antes de iniciar um empreendimento, garantir que os vizinhos serão visitados por alguém da empresa que se colocará a disposição para ouvi-los para quaisquer esclarecimentos, disponibilizar linhas de comunicação com estes vizinhos, seja através de email, ou telefone. Alinhar as expectativas: tornar claro que se houver algum prejuízo, este será avaliado e imediatamente sanado, dentre outras sugestões.
O que fizemos neste caso foi nos colocar no lugar dos vizinhos e simular ações que nos deixariam mais tranquilos ao recebermos a notícia de que um empreendimento passaria a ser construído “ao lado de casa”.
Este exercício, porém, somente foi possível porque quando se está diretamente envolvido com o business do cliente é possível sugerir soluções e minimizar riscos da sua operação.
A redução de ações judiciais sofridas pela empresa foi sensivelmente percebida, o que se pode traduzir em milhares de reais que permaneceram nos cofres da companhia.
Atualmente atendimento não faz mais parte da operação, passou a ser fator estratégico para qualquer empresa, de qualquer segmento.
Excelente artigo, esclarecedor e reflexivo. Compartilharei com minha rede de contatos.
Muito obrigada Adriano! Espero que goste dos demais posts.