Negócios Digitais    |    LGPD     |    Negócios Convencionais

AFO Advogados

DEMISSÃO
Em janeiro, o Brasil perdeu 81 mil vagas de emprego formal segundo o CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. É o pior resultado desde o auge da crise internacional de 2009.
As demissões que num primeiro momento significam enxugamento de custos e despesas com empregados, num curto prazo (até 2 anos) poderão se transformar num importante passivo trabalhista.
Por vezes, a alta administração das empresas, comprometida com a continuidade dos negócios acaba negligenciando o cumprimento dos deveres trabalhistas que – via de regra- são cobrados no momento do desligamento do trabalhador.
Uma vez desligado o trabalhador tem até dois anos para propositura de ação trabalhista que poderá reclamar os últimos 05 anos de vínculo que teve com a empresa. Vivemos num momento socialonde empregados estão mais instruídos de seus direitos trabalhistas do que as próprias empresas com relação às suas obrigações.
Em muitos casos, o planejamento trabalhista significa a salvação da empresas e ainda a preservação de inúmeros postos de trabalho. Há alguns dias, nossa equipe juntamente com a alta direção da empresa XPTO  vem trabalhando numa importante negociação com o Sindicato dos Metalúrgicos. A referida empresa se queixava dos altos custos gastos com horas extras e uma solução encontrada foi a criação de um banco de horas. O que se espera é uma redução de 30 a 40% e ainda a preservação de dezenas de empregos.
Outro aspecto de natureza salarial que pode ser adotado é a forma de remuneração do empregado, em troca do fornecimento de algumas parcelas in natura previstas no artigo 458 da CLT. (assistência médica, bolsa de estudos, seguro de vida e previdência privada)
O que podemos concluir é que o passivo trabalhista não pode ser temido mas enfrentado, monitorado e controlado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

KALINA KATHYLIN DA SILVA SANTOS

Advogada especializada em relações empresariais no mercado digital;
Suporte ao atendimento Wendell Carvalho e Karina Peloi.

STÉFANY MAGALHÃES NASCIMENTO

Advogada pós-graduanda em Direito Digital e Complaice, especializada em relações empresariais no mercado digital. 

Dra. Luciana Almeida

Advogada pós-graduada em Gestão de Negócios, especialista em Lei Geral de Proteção de Dados, Legal Designer, especializada em relações empresariais no mercado digital.

Viviane Lopes Coelho

Graduada, Controller Jurídico, especializada em relações empresariais no mercado digital.

DRA MARIA CLARA MACEDO DE OLIVEIRA VELOSO

Advogada pós graduanda em Direito Civil, especializada em relações empresariais no mercado digital.

Dra. Maria Eduarda Azevedo Machado

Advogada pós-graduanda em direito empresarial, especializada em relações empresariais no mercado digital. 

Dr. Leandro Sena Braga Lima

Advogado especializado em relações empresariais. 

Dra. Laís Figueira Loureiro Moreira Gamaro

Advogada pós-graduada em Direito Tributário e em Direito e Negócios da Infraestrutura, especializada em relações empresariais no mercado digital.

Dra. Amanda Luiza Tripicchio dos Santos

Advogada com MBA em Direito do Trabalho e Previdenciário, pós-graduada em Direito Previdenciário, pós-graduanda em Direito Civil e Processo Civil, especializada em relações empresariais no mercado digital.

Ligia Maura Dechechi de Oliveira

Graduada, responsável por novos negócios, especializada em relações empresariais no mercado digital.

Dr. GUILHERME GUAZZELI ARNOSTTI

Advogado especializado em relações empresariais.

Dra. Juliane Mattos Grana de Campos

Advogada pós-graduada em Processo Civil, pós-graduanda em Direito Civil e Processo Civil, especializada em relações empresariais.

Dra. Carla Cecília Russomano Fagundes

Advogada Sênior pós-graduada em Direito e relações do trabalho, especializada em relações empresariais no mercado digital. 

DRA. FLÁVIA MARIA
DECHECHI DE OLIVEIRA

Advogada, pós-graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, com MBA em Gestão Estratégica de Serviços pela mesma instituição. Sócia fundadora da AFO Advogados, desenvolvendo inúmeros projetos para formatação do departamento jurídico de empresas, do mercado tradicional e no mercado digital, o que significou a economia de milhões de reais para centenas de empresários e gestores. Criadora do curso Advogando no Digital, responsável pela formação de centenas de advogados que pretendem atender o nicho. É palestrante e desenvolvedora de conteúdo sobre temas relevantes do direito e empreendedorismo.