Negócios Digitais    |    LGPD     |    Negócios Convencionais

AFO Advogados

Você sente que precisa mudar algo, mas não identifica exatamente o que é. Você deseja atribuir mais significado ao que faz, mas não sabe exatamente como. Você tem sonhos, planos e objetivos, mas não tem muita clareza de como vai colocá-los em prática. Ansiedade, frustração, medo e preocupação são alguns dos sentimentos que o visitam com frequência neste jogo de perguntas e respostas.
Conheço bem essa história. Há exatos três anos eu me encontrava diante da mesma situação. Os primeiros questionamentos surgiram quando eu ainda ocupava uma posição de diretoria em uma grande multinacional. Logo, passaram a ocupar boa parte do meu dia e invadiram a minha vida pessoal. Eu estava inquieta, precisava mudar.
Então, refleti. Planejei. Errei. Acertei. Empreendi!
Com a decisão de empreender, vieram as respostas que eu precisava para substituir aqueles pesados sentimentos por algo como alegria, satisfação, prazer, ousadia. A inquietação deu lugar às certezas.
Passados os primeiros anos da minha vida empreendedora, tenho total clareza de que sonhos, desafios, erros e acertos serão meus companheiros constantes (e muito bem-vindos!). Mas hoje consigo enxergar alguns do’sanddont´s que teriam facilitado o caminho. Por isso, compartilho a seguir alguns erros que você deve evitar até dormindo e algumas ações que, uma vez adotadas, vão facilitar e enriquecer ainda mais a sua jornada empreendedora.
Não…
… empreenda se essa não for, genuinamente, a sua praia.
… escolha um negócio que não alimente o seu sonho grande.
… inicie seu negócio sem planejamento.
… escolha seus sócios somente pelas competências técnicas. Busque o alinhamento de valores.
… aumente seus custos operacionais em uma velocidade maior do que o crescimento das suas receitas.
… financie esse crescimento postergando obrigações fiscais e legais.
… busque atalhos ou o caminho mais fácil. Faça “certo” desde a primeira vez.
Busque…
… investir no autoconhecimento. Qual é a sua marca? Que atitudes você deve deixar de lado? Como as pessoas o percebem? Como você gostaria que fosse?
… compartilhar, incansavelmente, o seu sonho grande. As pessoas ao seu redor precisam “ver” lá na frente o mesmo que você “vê”.
… definir valores para sua empresa que espelhem os comportamentos e atitudes nos quais você acredita. Escolha agir de acordo com eles 24 horas do dia.
… dar o mesmo nível de atenção à forma e ao conteúdo. Essas são duas variáveis que quando combinadas geram um grande diferencial.
… crescer e investir no seu negócio. Respeite a geração de resultados, mas não economize nas questões que impactam as condições de trabalho e os direitos dos seus colaboradores.
… compartilhar seu sucesso. Reconheça as pessoas que trabalham com você de acordo com o alcance dos seus objetivos e da sua contribuição.
… ajuda. Coaches, mentores, outros empreendedores, especialistas, pessoas da sua rede de contato etc. podem contribuir muito ao fazerem as perguntas certas para você tomar suas decisões.
Os empreendedores ou as pessoas que sonham em empreender procuram nossos programas decoaching e mentoring em busca de reflexão e compartilhamento de experiências. Você vai descobrir que um dos grandes benefícios é mesmo a compreensão de que o verdadeiro empreendedor de sucesso é aquele que escolhe atitudes que garantem não só a sustentabilidade do seu negócio, mas acima de tudo das suas relações.
Qual vai ser sua próxima atitude empreendedora?
Fonte: Endeavor Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

KALINA KATHYLIN DA SILVA SANTOS

Advogada especializada em relações empresariais no mercado digital;
Suporte ao atendimento Wendell Carvalho e Karina Peloi.

STÉFANY MAGALHÃES NASCIMENTO

Advogada pós-graduanda em Direito Digital e Complaice, especializada em relações empresariais no mercado digital. 

Dra. Luciana Almeida

Advogada pós-graduada em Gestão de Negócios, especialista em Lei Geral de Proteção de Dados, Legal Designer, especializada em relações empresariais no mercado digital.

Viviane Lopes Coelho

Graduada, Controller Jurídico, especializada em relações empresariais no mercado digital.

DRA MARIA CLARA MACEDO DE OLIVEIRA VELOSO

Advogada pós graduanda em Direito Civil, especializada em relações empresariais no mercado digital.

Dra. Maria Eduarda Azevedo Machado

Advogada pós-graduanda em direito empresarial, especializada em relações empresariais no mercado digital. 

Dr. Leandro Sena Braga Lima

Advogado especializado em relações empresariais. 

Dra. Laís Figueira Loureiro Moreira Gamaro

Advogada pós-graduada em Direito Tributário e em Direito e Negócios da Infraestrutura, especializada em relações empresariais no mercado digital.

Dra. Amanda Luiza Tripicchio dos Santos

Advogada com MBA em Direito do Trabalho e Previdenciário, pós-graduada em Direito Previdenciário, pós-graduanda em Direito Civil e Processo Civil, especializada em relações empresariais no mercado digital.

Ligia Maura Dechechi de Oliveira

Graduada, responsável por novos negócios, especializada em relações empresariais no mercado digital.

Dr. GUILHERME GUAZZELI ARNOSTTI

Advogado especializado em relações empresariais.

Dra. Juliane Mattos Grana de Campos

Advogada pós-graduada em Processo Civil, pós-graduanda em Direito Civil e Processo Civil, especializada em relações empresariais.

Dra. Carla Cecília Russomano Fagundes

Advogada Sênior pós-graduada em Direito e relações do trabalho, especializada em relações empresariais no mercado digital. 

DRA. FLÁVIA MARIA
DECHECHI DE OLIVEIRA

Advogada, pós-graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, com MBA em Gestão Estratégica de Serviços pela mesma instituição. Sócia fundadora da AFO Advogados, desenvolvendo inúmeros projetos para formatação do departamento jurídico de empresas, do mercado tradicional e no mercado digital, o que significou a economia de milhões de reais para centenas de empresários e gestores. Criadora do curso Advogando no Digital, responsável pela formação de centenas de advogados que pretendem atender o nicho. É palestrante e desenvolvedora de conteúdo sobre temas relevantes do direito e empreendedorismo.