A advogada Flávia Maria Dechechi de Oliveira, diretora da AFO Advogados, realizou com sua equipe um levantamento sobre as mais recorrentes reclamações contra construtoras. O resultado apontou que 40% das demandas judiciais envolvem empresas da construção civil são abertas por vizinhos que se sentem prejudicados pelas obras.
Para Flávia, as equipes das construtoras nem sempre estão preparadas para se comunicar de forma adequada com os vizinhos ou não mostram total interesse em resolver as demandas. Por conta disso, os conflitos aumentam e acabam desencadeando em processos judiciais. “Geralmente, o primeiro a ouvir a reclamação do vizinho é o responsável técnico pela obra. Seja ele engenheiro, arquiteto ou mestre de obras. Assim, é de suma importância que estas pessoas da linha de frente estejam treinadas a lidas com situações como esta. Ouvir as reclamações, mostrar real interesse em resolvê-las e repassar ao “dono da obra”a fim de que as providências sejam tomadas”, destaca Flávia.
A AFO, que possui um núcleo especializado em construção civil, orienta que as construtoras elaborem laudos prévios de vistoria na vizinhança para ter um diagnóstico da região. Outro conselho é manter uma assistência jurídica especializada e comprometida afim de lidar com os problemas de forma amigável.