Negócios Digitais    |    LGPD     |    Negócios Convencionais

AFO Advogados


É crescente o número de pessoas que apostam na construção civil para investir seu dinheiro. Alguns sonham em “construir para vender”. Ocorre que esta atividade é bastante complexa, e pode se tornar uma perigosa armadilha aos menos avisados.
No escritório lidamos diariamente com as dores e delícias do empreendedor construtor. Atualmente fazemos a gestão de mais de uma centena de processos ligados diretamente a esta atividade. São reclamações trabalhistas de pedreiros, pintores e eletricistas, notificações de empreiteiros insatisfeitos com a relação contratual instalada, notificações de compradores em dúvida com as especificações técnicas do imóvel, alvarás de prefeitura que não são expedidos tempestivamente, enfim…. são infinitos os assuntos que envolvem a atividade de construir.
Neste artigo, porém, vamos tratar  da polêmica que grande número das obras em andamento enfrentam: as reclamações dos vizinhos.
Geralmente, o primeiro a ouvir a reclamação do vizinho é o responsável técnico pela obra. Seja ele engenheiro, arquiteto ou mestre de obras. Assim, é de suma importância que estas pessoas da linha de frente estejam treinadas a lidar com situações como esta. Ouvir as reclamações, mostrar real interesse em resolvê-las e repassar ao “dono da obra” a fim de que as providências sejam tomadas.
O que vemos na prática, entretanto, são pessoas despreparadas a lidar com situações assim e que acabam desencadeando mais insatisfação entre os vizinhos até que chegue ao extremo da propositura de ações judiciais.
É necessário criar empatia para que no exercício de se colocar no lugar do outro, os construtores possam prevenir eventuais problemas causados aos vizinhos de suas obras ou saná-los o mais rapidamente possível. O que se sugere é a elaboração de laudos prévios de vistoria na vizinhança a fim de se ter um diagnóstico dos imóveis que vão ladear a obra.
Quando não existem alternativas senão a propositura de ações judiciais, é de extrema importância que o construtor conte com uma assessoria jurídica que realmente se importe com o seu empreendimento e que identifique na ação judicial oportunidades de melhoria para a empresa.
Aqui na AFO Advogados Associados, contamos com profissionais completamente envolvidos, que além de elaborarem a defesa judicial de forma impecável, ainda pensam estrategicamente em como viabilizar a atividade do construtor.
Nas ações judiciais propostas por vizinhos, os pedidos geralmente são:
Paralização da obra: este pedido sempre vem revestido de urgência, e o juiz pode determinar multa diária para o caso do descumprimento por parte do construtor. Existem remédios jurídicos para este caso. Procure um advogado.
Indenização por danos materiais: o vizinho levanta o valor que acredita ter tido em prejuízos e faz o pedido de ressarcimento. A apuração destes valores, entretanto, dependerá de perícia judicial.
Indenização por danos morais: não são raros os casos em que o vizinho acredita ter sido ferido em sua honra, moral, tranquilidade familiar e através de indenização por danos morais pleiteia a compensação.
Em casos extremos, o vizinho requer que o construtor arque com todos os custos para realoca-lo, juntamente com sua família em outra casa compatível com a que reside a fim de ter sua integridade física preservada. Já nos deparamos com casos em que o juiz determinou o custeio da mudança de ida e volta para a casa, bem como o aluguel da nova residência durante todo o período em que o processo esteve em andamento.
Quando se trata de direitos dos vizinhos, entramos num universo de possibilidades de pedidos e prejuízos que podem ser causados pelo construtor. Contar com a orientação de bons advogados pode ser a diferença entre o seu negócio auferir lucro ou prejuízo. Procure profissionais com expertise no assunto. Nós estamos neste mercado há 8 anos e certamente poderemos lhes mostrar o melhor caminho.

Uma resposta

  1. Boa tarde,
    Vocês abrem ação judicial quando é o vizinho que reclama? Ou somente para as empresas?
    Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Viviane Lopes Coelho

Advogado, pós-graduanado em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, especializada em relações empresariais.

KALINA KATHYLIN DA SILVA SANTOS

Advogada especializada em relações empresariais no mercado digital;
Suporte ao atendimento Wendell Carvalho e Karina Peloi.

STÉFANY MAGALHÃES NASCIMENTO

Advogada pós-graduanda em Direito Digital e Complaice, especializada em relações empresariais no mercado digital. 

Dra. Luciana Almeida

Advogada pós-graduada em Gestão de Negócios, especialista em Lei Geral de Proteção de Dados, Legal Designer, especializada em relações empresariais no mercado digital.

Viviane Lopes Coelho

Graduada, Controller Jurídico, especializada em relações empresariais no mercado digital.

DRA MARIA CLARA MACEDO DE OLIVEIRA VELOSO

Advogada pós graduanda em Direito Civil, especializada em relações empresariais no mercado digital.

Dra. Maria Eduarda Azevedo Machado

Advogada pós-graduanda em direito empresarial, especializada em relações empresariais no mercado digital. 

Dr. Leandro Sena Braga Lima

Advogado especializado em relações empresariais. 

Dra. Laís Figueira Loureiro Moreira Gamaro

Advogada pós-graduada em Direito Tributário e em Direito e Negócios da Infraestrutura, especializada em relações empresariais no mercado digital.

Dra. Amanda Luiza Tripicchio dos Santos

Advogada com MBA em Direito do Trabalho e Previdenciário, pós-graduada em Direito Previdenciário, pós-graduanda em Direito Civil e Processo Civil, especializada em relações empresariais no mercado digital.

Ligia Maura Dechechi de Oliveira

Graduada, responsável por novos negócios, especializada em relações empresariais no mercado digital.

Dr. GUILHERME GUAZZELI ARNOSTTI

Advogado especializado em relações empresariais.

Dra. Juliane Mattos Grana de Campos

Advogada pós-graduada em Processo Civil, pós-graduanda em Direito Civil e Processo Civil, especializada em relações empresariais.

Dra. Carla Cecília Russomano Fagundes

Advogada Sênior pós-graduada em Direito e relações do trabalho, especializada em relações empresariais no mercado digital. 

DRA. FLÁVIA MARIA
DECHECHI DE OLIVEIRA

Advogada, pós-graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, com MBA em Gestão Estratégica de Serviços pela mesma instituição. Sócia fundadora da AFO Advogados, desenvolvendo inúmeros projetos para formatação do departamento jurídico de empresas, do mercado tradicional e no mercado digital, o que significou a economia de milhões de reais para centenas de empresários e gestores. Criadora do curso Advogando no Digital, responsável pela formação de centenas de advogados que pretendem atender o nicho. É palestrante e desenvolvedora de conteúdo sobre temas relevantes do direito e empreendedorismo.