A importância do Brasil passar por uma Reforma Tributária é para que haja diminuição dos encargos cobrados em cada produto que compramos ou serviço que realizamos. Esses tributos são cada vez mais altos, e para as empresas esses valores são ainda maiores.
Para que o empresário não seja tão prejudicado é necessário um planejamento tributário, que pode ser realizado por meio de consultorias e escritórios especializados. A AFO Advogados Associados possui um serviço voltado especialmente para esses casos. A Adechi Adequação Fiscal analisa todas as operações fiscais e contábeis da empresa a partir de análises de notas fiscais, balancetes e planilhas de demonstrativos de resultados.
Segundo a idealizadora do projeto, Flávia Maria Dechechi, sócia da AFO, a ideia é proporcionar o beneficiamento tributário previsto na legislação brasileira e que a maioria dos empresários não têm conhecimento.
O objetivo da adequação fiscal é verificar quais impostos não precisariam ser pagos e utilizar créditos que a legislação permite, pois a maioria das empresas erra na hora de efetuar o pagamento de seus impostos. A adequação fiscal minimizaria esses riscos. A consultoria é importante principalmente nas apurações de impostos que geram créditos como ICMS, PIS e Cofins.
Essa adequação muitas vezes gera receio por parte dos empresários, mas o agente fiscal de renda e coordenador de equipe da Delegacia Regional Tributária do ABCD, Benedito Vanderlei, afirma que não há o que temer. “Quando o empresário vai pelo método da elisão, que ocorre quando os escritórios de advocacia realizam a adequação, é bom para a empresa e para a fiscalização pois está previsto na lei. Agora, se a empresa realiza o planejamento tributário pela evasão, temos que ficar de olho para que não haja da sonegação de impostos.
Enquanto a Reforma Tributária não é votada, Flávia afirma que as empresas devem recorrer a consultorias para não haja irregularidades no pagamento dos impostos: “o trabalho de Planejamento Tributário que a Adechi realiza é a saída aos contribuintes, para que não haja tantas perdas em seu negócio.”